Notícias

 |  hmin

Tucanos adotam tática de confronto com o PT

Com a consolidação do candidato tucano José Serra em segundo lugar nas intenções de voto para a Presidência, segundo as últimas pesquisas, a estratégia do partido é encampar o discurso do mercado financeiro de temor diante de uma eventual vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para polarizar cada vez mais com o PT. Enquanto o presidente Fernando Henrique Cardoso adota um discurso moderado e prega que o momento é de “trabalhar para afastar fantasmas”, integrantes do PSDB, seu partido, agem de maneira oposta.

O coordenador da campanha de Serra, Pimenta da Veiga, adotou ontem, dia 9, o discurso do mercado financeiro ao afirmar que “há razão para temores”, no cenário de vitória de Lula na corrida eleitoral. O deputado José Aníbal (SP), presidente nacional dos tucanos, engrossou o coro ao sugerir que a crise de nervosismo na economia ajuda a candidatura governista.

– O fato de se associar Serra à possibilidade de o Brasil se manter no rumo ajuda muito na definição de voto favorável ao senador – disse Aníbal, dando uma dica de como serão conduzidas as investidas contra o adversário na campanha.

É assim que o PSDB quer manter a polarização com o PT. A cúpula do PSDB se reuniu ontem em São Paulo, no apartamento de Fernando Henrique, para avaliar o desempenho da candidatura governista até agora. Após a reunião, os tucanos partiram para os ataques a Lula.

– Achamos natural que cada brasileiro queira ter um governo com competência para conduzir o país – disse Pimenta da Veiga.

Questionado se o candidato petista não seria competente para isso, disparou:

– Ninguém pode aprender a administrar na Presidência, por isso que eu acho que há razão para temor.

Os tucanos sustentam que não estão alimentando a crise no mercado com suas declarações.

– As pessoas sabem distinguir a coerência dos discursos. O PT representa um partido que votou sempre contra a estabilidade, a organização das contas públicas, a responsabilidade fiscal e agora, quando faz um discurso dizendo que vai cumprir essas metas, pode até impressionar, mas logo começam a surgir contradição e descrença – afirmou José Aníbal.

Na reunião de ontem, a conclusão da cúpula tucana foi de que a campanha de Serra caminha no sentido certo. A “explicitação das candidaturas” e indicação da deputada Rita Camata (PMDB) para vice na chapa foram apontadas por eles como principais motivos de o candidato do PSDB ter subido nas pesquisas.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.